domingo, 13 de setembro de 2009

1ª Conferência Livre de Comunicação

Aconteceu ontem, dia 12 de setembro de 2009, a Pró Conferência Livre de Comunicação do Rio Grande do Norte. Antecipando a Conferência Estadual e Nacional de Comunicação, um grupo de aproximadamente 60 pessoas – entre eles, estudantes, professores, sociólogos, líderes comunitários e sociais, comunicadores, etc. – discutiu no auditório da Universidade Potiguar (UnP) na Floriano Peixoto, a comunicação no Brasil e o papel do Estado quanto às emissoras de Rádio e Televisão.
O momento foi dividido em dois: pela manhã, a fase de debate e explanações; à tarde, o momento foi de construção de propostas, as quais serão levadas à Conferência Estadual que ocorrerá até novembro.
Na mesa, com a participação do professor João Emanuel, professor Hudson e Marcones Marinho – sob a mediação do professor Rui Rocha – foi discutido o monopólio nos meios de comunicação, a multiplicidade da mídia, as concessões públicas de rádio e TV, além de uma explanação histórica do surgimento dos meios comunicativos comerciais e assim, o nascimento dos rádiosdifusores.


Vanessa Paula.