segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Bicicletada em preto e branco

Por Vanessa Trigueiro

Fruto da insegurança vivida diariamente por quem utiliza a bicicleta como meio de transporte, a Bicicletada de outubro promoveu, na tarde do último domingo (25), um movimento in memorian ao cicloativista Oiran Iande. Os membros vestiram-se de branco protestando pela paz no trânsito e usaram acessórios pretos simbolizando o luto da ocasião.

Luto em homenagem ao cicloativista e apoio à campanha mundial dos 350 são as motivações da bicicletada de outubro. (Foto: Vanessa Trigueiro/Fotec)

Luto em homenagem ao cicloativista e apoio à campanha mundial

dos 350 são as motivações da bicicletada de outubro.

(Foto: Vanessa Trigueiro/Fotec)

O militante de causas sociais, que completaria 20 anos em novembro, foi atropelado na noite do dia 11 por um carro em alta velocidade quando voltava pedalando de Campina Grande, na BR 101 entre os municípios de São José de Mipibu e Parnamirim. Segundo testemunha, o motorista não prestou socorro à vítima, que sofreu traumatismo craniano e morreu minutos após ser levado para um hospital em Parnamirim por uma SAMU que passava pelo local do acidente.

“A morte é o apagar da lâmpada ao nascer do sol”, diz Franciso Iglesias, parceiro da Bicicletada e presidente da Associação Potiguar Amigos da Natureza (Aspoan), parafraseando Rabindranath Tagore. Além disso, Francisco fez uma breve explanação sobre as motivações do encontro de outubro e pediu um minuto de silêncio em homenagem ao ciclista que faleceu.

“Motivado a usar a bicicleta como transporte, Oiran estava num momento muito feliz e quem o conhecia sabe da figura pensante e atuante que ele era. Um jovem sempre determinado a fazer o bem da comunidade”, desabafa emocionada Gerlane Silva, mãe do homenageado.

Junto aos membros da bicicletada, Gerlane Silva planeja homenagem ao seu filho Oiran. (Foto: Vanessa Trigueiro/Fotec)

Junto aos membros da bicicletada, Gerlane Silva planeja

homenagem ao seu filho Oiran. (Foto: Vanessa Trigueiro/Fotec)

A Bicicletada do dia 25 teve ainda um cunho político em apoio à campanha mundial pela redução da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera para 350 partes por milhão – segundo cientistas, o número limite de CO2 para a segurança do planeta. Os ciclistas seguiram até o Presépio de Natal, em Candelária, e além do tradicional levante das bicicletas, disseminaram o caráter ativista do movimento diante do combate as alterações climáticas e aos danos ambientais.

Bicicletada reúne aproximadamente 60 ciclistas por mês. (Foto: Vanessa Trigueiro/Fotec)

Bicicletada reúne aproximadamente 60 ciclistas por mês. (Foto: Vanessa Trigueiro/Fotec)


A Bicicletada

Pedalada pacífica que acontece em mais de 200 cidades ao redor do mundo, tendo como propósitos criar condições favoráveis para o uso da bicicleta e tornar os sistemas de transporte de pessoas mais ecológicos e sustentáveis.

Todo último domingo do mês, com concentração às 15h em frente ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), é realizada a Bicicletada Natal. O movimento é uma iniciativa civil, independente e não hierarquizada que promove a cidadania e o respeito mútuo entre motoristas, ciclistas e pedestres.

HTTP://WWW.FOTEC.UFRN.BR